Programas do MEC entre os dez mais do Google
Os nomes de três programas do Ministério da Educação estiveram entre as dez palavras mais procuradas na internet por meio do sítio de busca Google. A pesquisa foi divulgada este mês na revista Webdesigner, da editora Arteccom. Os números foram levantados em novembro de 2006. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi o terceiro termo mais procurado no sítio eletrônico, seguido pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), em sexto lugar. O sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) obteve a oitava colocação entre os mais procurados pelos internautas brasileiros no mês de novembro.
O titular da Gerência de Desenvolvimento Web do ministério, Wilson Iack, acredita que a grande procura pelos programas seja reflexo da popularidade das ações. “Isso denota o interesse do internauta nos programas que o ministério oferece, no trabalho realizado a partir do Enem e do ProUni”, ressalta. A popularidade dos programas motivou a criação do Guia do Estudante, que já está disponível no portal do MEC.
Desempenho — A partir desta sexta-feira, 9, pais e alunos poderão acompanhar o desempenho das escolas de seus filhos e compará-las às outras escolas do município, além de conferir a produtividade e os resultados individuais dos alunos no Enem e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O Guia do Estudante vai colocar à disposição os resultados das avaliações em todos os níveis da educação e, ainda, a lista das instituições de ensino superior com funcionamento autorizado. “A idéia é que o estudante e a família tenham em mãos tudo o que eles precisam de maneira rápida e fácil”, explica a técnica de suporte Aline Moreira. Todo o portal do ministério foi remodelado para facilitar a visualização e o acesso às informações.
Ana Guimarães Rosa