Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira edição da Anasem, baixa abstenção no Enade e inscrições no Revalida são destaques
Início do conteúdo da página
Diversidade

Oficinas avaliam o programa Escola Ativa

  • Quarta-feira, 26 de março de 2008, 13h00
  • Última atualização em Quinta-feira, 27 de março de 2008, 12h17

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) realiza desta quarta-feira, 26, ao dia 4 de abril, cinco oficinas em Belém (PA), Natal (RN), Recife (PE), Manaus (AM) e Salvador (BA) para avaliar, reformular e ampliar o programa Escola Ativa. O programa apóia as escolas rurais com classes multisseriadas, aquelas onde alunos de diferentes idades e séries do ensino fundamental estudam na mesma sala com um único professor.

Dados do Censo Escolar indicam que 1,3 milhão de alunos das séries iniciais do ensino fundamental estão em classes multisseriadas e que 53.344 escolas oferecem essa modalidade. De acordo com a coordenadora-geral da Educação no Campo da Secad, Sara Lima, cerca de 50% das escolas rurais trabalham com esse formato, uma vez que o número de alunos por série não comporta a criação de uma turma.

No formato atual, o Escola Ativa atende escolas públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nos 19 estados dessas regiões, o programa apóia 6.215 escolas com 9.039 turmas e 19.403 alunos de 1ª a 4ª séries (ou 1º ao 5º ano) do ensino fundamental. As escolas do programa recebem formação de professores e materiais didáticos e pedagógicos para os coordenadores e professores. Para os alunos, o ministério produz cadernos de atividades que permitem o desenvolvimento de tarefas na sala de aula, enquanto o professor, ao lado, atende estudantes de outras séries.

A avaliação para reformular o Escola Ativa compreende sete oficinas: dias 27 e 28, as oficinas ocorrem em Belém, que reúne representantes das escolas do Pará, Rondônia e Amapá; em Natal, para escolas do Rio Grande do Norte e Paraíba; e em Recife, para as escolas de Pernambuco. Os demais estados ― Ceará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins ― fizeram oficinas nos dias 24 e 25 deste mês. As oficinas são coordenadas pela Secad, com a participação de professores, alunos e coordenadores das secretarias estaduais e municipais de educação.

Criado em 1996, o programa foi desenvolvido até 2007 pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Em 2008, a gestão passou para a Secad.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página