Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Investimento do governo beneficia 1,1 milhão de jovens por meio do Senai
Início do conteúdo da página
Diversidade

Exame de certificação chega às prisões

  • Terça-feira, 11 de novembro de 2008, 09h06
  • Última atualização em Quarta-feira, 12 de novembro de 2008, 07h20

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado, este ano, em 378 prisões. As provas, marcadas para 13 e 14 de dezembro, têm como principal objetivo possibilitar a avaliação de competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade regular na idade considerada apropriada.

“Não é a primeira vez que oferecemos o Encceja nos presídios. Este ano, porém, o número de unidades prisionais que vão aplicar a prova é  expressivo. Haverá unidades em todos os estados que aderiram ao exame”, destacou Dorivan Ferreira Gomes, coordenador-geral do Encceja.

As inscrições serão encerradas na sexta-feira, dia 14. Elas são gratuitas e podem ser feitas pela internet ou nas agências dos Correios dos municípios que fizeram a adesão. Os candidatos de cidades que não tenham aderido podem se inscrever na mais próxima em que a prova vier a ser aplicada.

Pela primeira vez, os interessados podem se inscrever diretamente na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A inscrição poder ser feita para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma, de forma a obter aprovação em cada matéria separadamente. As disciplinas do nível fundamental são língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; matemática e ciências naturais. No ensino médio, as provas compreendem as áreas de  linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias.

O participante faz quatro provas e, ao atingir a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). A idade mínima exigida para o candidato é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o médio.

A relação dos presídios está organizada por estado, município e estabelecimento. Mais informações pelo telefone 0800 616161.

Assessoria de Imprensa do Inep

X
Fim do conteúdo da página