Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Prazo para pré-inscrição é prorrogado até o fim do mês
Início do conteúdo da página
Diversidade

Professores começam formação em matemática e linguagem

  • Terça-feira, 07 de abril de 2009, 14h57
  • Última atualização em Terça-feira, 07 de abril de 2009, 14h57

Equipes das secretarias de educação de 60 municípios de São Paulo participam de 13 a 17 deste mês, em Itanhaém, no litoral sul do estado, da primeira fase do ProLetramento, programa de formação continuada de professores dos anos (séries) iniciais do ensino fundamental. A formação é para 120 tutores, dois por município, que serão os multiplicadores dos cursos em suas localidades.


O ProLetramento tem dois cursos – matemática, alfabetização e linguagem – dirigidos aos professores que lecionam essas disciplinas nos anos iniciais do ensino fundamental. O curso de matemática será ministrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o de alfabetização e linguagem pela Universidade de Campinas (Unicamp), instituições que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ministério da Educação.


A formação dos 120 tutores será na sede da Faculdade Itanhaém (Faita), sob a coordenação da secretária municipal de educação de Itanhaém, Cilene Rodrigues Forssel. Cada curso tem 120 horas de duração, dividido em três fases de 40 horas. Tutores e professores têm a mesma carga horária e os mesmos materiais didáticos.


Os conteúdos dos cursos foram desenvolvidos por especialistas das universidades federais de Minas Gerais (alfabetização e linguagem) e do Espírito Santo (matemática).


O ProLetramento é um programa do Ministério da Educação que se destina a melhorar a qualidade da aprendizagem da leitura, escrita e matemática das crianças das redes públicas. A oferta dos cursos depende de solicitação de cada município no seu Plano de Ações Articuladas (PAR).


Desde sua criação, em 2005, o ProLetramento já certificou 177.152 professores. Dados da Secretaria de Educação Básica do MEC indicam que 25.872 professores estão fazendo cursos em 26 unidades da Federação. Os 120 tutores que iniciam a formação em Itanhaém na próxima segunda-feira, dia 13, serão responsáveis pela formação de mais de 9 mil professores, uma média de 80 professores por município. Cada tutor e cada professor faz os dois cursos do ProLetramento.

Ionice Lorenzoni

X
Fim do conteúdo da página