Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes devem ficar atentos a irregularidades em instituições
Início do conteúdo da página
Literatura para Todos

Lista de finalistas pode ser consultada e prevê recursos

  • Sexta-feira, 13 de novembro de 2009, 17h31
  • Última atualização em Segunda-feira, 16 de novembro de 2009, 10h06
Lista de finalistas pode ser consultada e prevê recursos. (Foto: Wanderley Pessoa)Saiu a lista das obras pré-selecionadas do 3º Concurso Literatura para Todos, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação. O concurso tem o objetivo de estimular a produção literária para jovens, adultos e idosos recém-alfabetizados, chamados de neoleitores.

Entre as 329 obras inscritas, 267 foram aceitas, por atenderem aos requisitos do edital. Uma comissão, composta por pessoas com experiência reconhecida nas áreas de literatura e de educação de jovens e adultos, pré-selecionou 35 textos, entre os quais serão escolhidas as nove obras vencedoras.

Os participantes que não tiveram sua obra pré-selecionada podem entrar com recurso até a próxima segunda-feira, 16 de novembro, às 18h. O recurso deverá ser encaminhado para o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, no endereço Esplanada dos Ministérios, bloco L, edifício sede, 2º andar, gabinete da Secad, Ministério da Educação. Não serão aceitos recursos enviados por correio eletrônico.

O resultado do concurso será divulgado na próxima semana. A Secad vai entrar em contato com todos os vencedores, além de publicar a lista com a relação de seus nomes em sua página eletrônica. O prêmio será entregue durante a VI Conferência Internacional de Jovens e Adultos (Confintea), em Belém, de 4 a 8 de dezembro.

Serão premiadas nove obras: duas de prosa (conto, novela ou crônica); duas de poesia; duas de texto da tradição oral (prosa ou verso); um perfil biográfico; um texto de dramaturgia; e uma obra de qualquer categoria de um autor africano de país de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique ou São Tomé e Príncipe.

A comissão de pré-seleção, que escolheu os 35 textos, foi formada pelos seguintes profissionais, todos com experiência reconhecida nas áreas de literatura e educação de jovens e adultos: Anna Lee Freitas, Carlos Moura, Chico de Assis, Domingos Pellegrini, Gustavo de Castro, Maria Alexandra Militão, Patrícia Cunegundes e Piero Eyben. Já a comissão julgadora, responsável pela seleção das obras vencedoras, é composta por Affonso Romano de Sant’Anna, Alice Ruiz, João Bosco Bonfim, Menalton Braff e Rosângela Vieira Rocha.

Os vencedores receberão R$ 10 mil e cada autor terá a obra publicada na Coleção Literatura para Todos, com tiragem de 300 mil exemplares. As publicações serão enviadas às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de educação superior e às unidades prisionais, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social

Consulte a lista de obras pré-selecionadas
X
Fim do conteúdo da página