Cursos formam professores em Braille
Começam nesta semana os cursos para a formação de professores sobre o sistema Braille integral e código matemático unificado para o ensino fundamental. Promovidos pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC), os cursos serão realizados em cinco estados: Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.
Os professores do Rio Grande do Norte e Maranhão serão os primeiros contemplados. Em Natal, as atividades começaram hoje, 28, e em São Luís, elas terão início na quarta-feira, 30. Em cada estado vão participar 30 professores das redes municipais ou estaduais de ensino.
Parceria - Até o final de 2005 mais 11 estados devem ser incluídos no projeto Interiorizando o Braille, cuja meta será levar o código de leitura e escrita Braille para os municípios brasileiros. Os cursos estão sendo oferecidos em parceria com a União Brasileira de Cegos.
Durante os cursos, com duração de dez dias, serão repassados aos participantes conhecimentos básicos sobre atendimento de alunos com deficiência visual - em grau de cegueira - nos níveis da educação infantil e fundamental. Além de escola regular, esses alunos também podem pertencer a classes especiais, salas de recursos e escolas especializadas.
Murilo Milhomem