Santa Catarina sedia fórum de educação e diversidade étnico-racial
Nos próximos dias 8, 9 e 10, Santa Catarina vai sediar o Fórum Estadual Educação e Diversidade Étnico-Racial, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
O evento será realizado no Maria do Mar Hotel e Indústria e Alimentos, na Rua João Paulo, 2285, no Bairro de João Paulo, em Florianópolis. O professor Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP), fará a conferência de abertura, cujo tema é A Importância da África para a Compreensão das Relações Étnico-Raciais na Educação.
Fórum permanente - A expectativa dos organizadores é que o fórum reúna mais de 500 participantes, já que o público-alvo são os sistemas de ensino estadual, municipal, federal e privado, além de representantes dos núcleos de estudos afro-brasileiros (Neabs), dos conselhos de educação e das comissões de educação da Assembléia Legislativa e da Câmara dos Vereadores de Florianópolis. Professores e gestores de ensino do estado também participam do encontro, que tem uma programação variada.
No último dia, será instalado o Fórum Permanente Educação e Diversidade Étnico-Racial, que tem o objetivo de fortalecer a articulação entre os atores locais para a promoção e valorização da diversidade étnico-racial e de gênero nos sistemas de ensino. Os fóruns serão realizados em mais dez cidades a partir de junho.
Repórter: Sonia Jacinto