Jovens da periferia de Manaus aprendem a arte de fabricar instrumentos musicais
Promover a educação profissional no nível básico e técnico para adolescentes na faixa etária de 16 a 21 anos e resgatar a arte e a ciência da fabricação artesanal de instrumentos musicais de alta qualidade. Esses objetivos vêm sendo alcançados pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela), uma organização não governamental de direito privado, sem fins lucrativos. Em parceria com a Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAF-Manaus), a Oela vem criando oportunidades profissionais a jovens da periferia de Manaus.
Lutheria é a arte e a ciência de construir instrumentos musicais com caixa de ressonância. A Oela oferece desde 1998 um curso básico dessa arte, o que faz com que jovens como Antônia Francinéia Souza da Silva aprendam a fabricar instrumentos musicais como violão, viola caipira, cavaquinho e bandolim. Atualmente, Antônia é professora na própria Oela e recomenda o curso que fez.
O curso profissional para aprendizes de Lutheria atende, na sua sede, 60 alunos por ano. Além disso, os alunos têm cursos complementares de educação ambiental, teoria musical e informática. O curso tem duração de um ano e as aulas são de segunda a sexta-feira. Cada módulo é freqüentado por 15 alunos.
A Oela norteia-se por critérios sócio-ambientais porque utiliza como matéria-prima resíduos de madeiras oriundas de áreas com manejo florestal ambientalmente adequado e economicamente viável. Estimula-se também o uso de espécies amazônicas alternativas.
Localização - A oficina fica no bairro Zumbi dos Palmares ll, na zona leste, em Manaus. A zona leste tem em média 6,4 pessoas por família. A população economicamente ativa é de 60,32% mas o índice de desemprego, ou de pessoas em estado de subemprego, ainda é muito alto. Das famílias da região, 68% ganham menos de dois salários mínimos e só 3,4% mais do que cinco salários mínimos. Quanto à escolaridade, 30,4% cursaram apenas o 1º grau, só 5,7% o 2º grau e apenas 0,1% tem curso superior.
Os interessados em matricular-se no curso básico de Lutheria devem dirigir-se à Oela, que tem sede na Rua 22, quadra O, nº 8, conjunto São Cristóvão, Bairro Zumbi dos Palmares ll.
Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da Oela, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (92) 36382667 ou 36445459.
Repórter: Ana Júlia Silva de Souza