Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Comissão de diversidade faz primeira reunião
Início do conteúdo da página
Diversidade

MEC lança livro sobre violência contra crianças e adolescentes

  • Sexta-feira, 18 de maio de 2007, 15h00
  • Última atualização em Terça-feira, 26 de junho de 2007, 10h00

Compartilhar com educadores informações sobre diferentes formas de violência a que estão submetidas muitas crianças e adolescentes é o objetivo principal do livro Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes, lançado pelo Ministério da Educação, nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O livro é resultado do projeto Escola que Protege, implementado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) no ano passado. O projeto visa qualificar profissionais de educação com formação presencial e a distância, para atuação adequada, eficaz e responsável, no âmbito escolar, diante das situações de evidências ou constatações de violências sofridas por alunos.

O coordenador-geral de ações educacionais complementares da Secad, Leandro Fialho, acredita que o conhecimento e o diálogo sobre a questão fortalecerão os professores no combate à violência e na proteção integral dos alunos. “Almejamos com esta publicação, oferecer a todos os profissionais envolvidos com crianças e adolescentes instrumentos para cumprir seus compromissos éticos como responsáveis pelo livre desenvolvimento das novas gerações e para uma futura política de educação integral”, declarou. Com tiragem de cinco mil exemplares, o livro será distribuído para as redes públicas de ensino do país.

Campanha — Durante esta semana, a cidade de Santarém, no Pará, foi palco de uma série de atividades de mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha envolve 12 ministérios, organismos internacionais e entidades da sociedade civil que assinaram nesta sexta-feira, 18, junto com os poderes públicos locais, o Pacto de Santarém. O objetivo da campanha é criar e fortalecer redes de enfrentamento da violência contra os jovens e prevê ações de mobilização, articulação, análise da situação, prevenção, atendimento, defesa, responsabilização e protagonismo juvenil.

Ivonne Ferreira

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página