Oficinas sobre racismo e educação serão avaliadas nesta segunda
A coordenação do Programa Diversidade na Universidade, projetos inovadores de cursos (PICs), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), programou uma reunião de avaliação das oficinas pedagógicas sobre racismo e educação para esta segunda-feira, 27. O encontro será realizado no auditório-sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
Segundo Renata Rosa, coordenadora dos PICs, trata-se de uma reunião para avaliar as 14 oficinas realizadas no país, que foram dirigidas aos professores dos projetos. “Vamos pensar sobre as metas para a consolidação de ações que realmente valorize o negro, principalmente nos cursos pré-vestibulares. Os alunos destes cursos muitas vezes não gostam de discutir o assunto, mas alguns vestibulares, como o da Universidade de Brasília (UnB), já estão acompanhando essa discussão da sociedade”, disse.
A reunião também pretende delinear o formato dos encontros estaduais dos PICs 2005, que terão início em agosto. Assuntos como financiamento e distribuição de recursos; elaboração de propostas concretas de metodologia anti-racista nos cursinhos pré-vestibulares; evasão de alunos negros; e atividades de formação social e de valorização cultural dos negros compõem a pauta de discussão do evento.
Repórter: Sonia Jacinto