Professores indígenas participam de curso de formação no Amazonas
O município de São Gabriel da Cachoeira (AM) realiza a partir de segunda-feira, 18, o Magistério 2, curso de formação de professores indígenas organizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com assessoria pedagógica e técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). A abertura do evento será nesta sexta-feira, 15, às 10h30, no salão nobre da prefeitura.
São 297 futuros educadores que, inicialmente, participarão de dez dias de discussão sobre metodologia. Eles só deverão estar formados daqui a quatro anos, após passarem por nove etapas. O objetivo desse longo processo é “suprir a necessidade de cada escolinha ter um professor falante da língua local, para poder trabalhar a cultura de cada grupo”, explica a secretária de educação do município, irmã Edilúcia.
Em São Gabriel, fala-se sete línguas pertencentes a quatro troncos lingüísticos: aruak, maku, tukano e yanomami. O curso será realizado em cinco regiões, obedecendo a esta divisão. Existem na cidade 23 etnias, que representam cerca de 90% da população total, 33.170 habitantes, segundo dados do IBGE de 2004. O município possui 8% dos indígenas do país, dos quais 8.156 são estudantes, distribuídos em 201 escolas.
Localizado no noroeste do Amazonas, na fronteira com Colômbia e Venezuela, São Gabriel é a maior cidade do estado e uma das maiores do país, com 109.185 quilômetros quadrados.
Repórter: Julio Cruz Neto