Livro será tema de enredo no Carnaval de Niterói
O incentivo à leitura e a história do livro serão temas do enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Cubango no Carnaval do ano que vem. A agremiação de Niterói vai desfilar no grupo de acesso com o enredo Na Magia da Escrita, uma Viagem ao Saber. Na passagem pela avenida, os sambistas contarão a saga do livro, desde o surgimento até os dias atuais, sua importância no enriquecimento do conhecimento, valor como meio de comunicação e instrumento de entretenimento.
“Queríamos apresentar um enredo educativo e ao mesmo tempo popular”, disse o presidente da escola, Olivier Luciano. Segundo o carnavalesco Jaime Cesário, a escola fará uma homenagem aos escritores brasileiros e mostrará todos os gêneros literários e científicos abordados pelos livros. “Nosso grande objetivo é estimular a leitura. Só por meio da informação é possível ser um cidadão atuante e tomar as decisões certas”, afirmou.
O índice de leitura no Brasil é muito baixo em comparação com o dos países desenvolvidos. De acordo com a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, de 2001, a média anual de livros lidos aqui é de 1,8 per capita (contra 4,9 na Inglaterra, 5,1 nos Estados Unidos e sete na França).
Na avaliação de Walter Nicolau, integrante da comissão de carnaval da Acadêmicos do Cubango, falar sobre livro e leitura é um desafio para as escolas de samba. “É difícil por causa da falta de patrocínio nessa área”, revelou. Segundo Nicolau, a agremiação batalha por recursos com empresas privadas e públicas para complementar a verba e realizar o carnaval.
O projeto da escola encontrou apoio no Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Educação de Niterói, além de ter sido publicado na página eletrônica do programa Vivaleitura, que comemora 2005 como o Ano Ibero-Americano da Leitura.
A Acadêmicos do Cubango vai desfilar no sábado, dia 25 de fevereiro de 2006. Criada em 1959, a escola já conquistou 16 títulos.
Repórter: Flavia Nery