Leci Brandão elogia MEC na questão da diversidade
Foi bastante prestigiada a abertura das comemorações da 3ª Semana da Consciência Negra no Ministério da Educação, nesta terça-feira, 29, no auditório do edifício-sede, em Brasília. O evento contou com a participação de cerca de 600 pessoas, dentre elas a sambista Leci Brandão e muitos convidados.
Para Leci (na foto com ministro Fernando Haddad) , a educação é a base e a solução das dificuldades na vida daqueles que vivem em desigualdade social. “Você, tendo educação, tem o saber. E o saber morre com você. Nós não podemos deixar de reconhecer que pelo menos o MEC está cumprindo o seu papel quando põe a questão da diversidade na educação e faz a implantação da Lei 10.639, para recuperar a diáspora africana”. A lei determina o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. A cantora citou trecho de uma música sua: “Na sala de aula se forma um cidadão e é na sala de aula que se transforma uma nação”.
A Semana conta neste ano com a participação de todas as secretarias do MEC. Estiveram presentes à abertura o ministro Fernando Haddad, o secretário executivo, Jairo Jorge da Silva, o secretário da Educação Básica, Francisco das Chagas, o secretário da Educação Superior, Nelson Maculan, o diretor de Avaliação e Estatísticas da Educação Superior do Inep, Dilvo Ristoff, o diretor de Estudos e Avaliação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), André Lázaro.
No período da tarde, o evento foi aberto no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE). As comemorações prosseguem até sexta-feira, 2, com mesas-redondas, debates e palestras sobre políticas públicas para a população negra, no MEC; articulação de políticas de ações afirmativas no livro didático e no ensino superior, exposições etc.
O acontecimento é organizado pelo grupo de servidores pela igualdade racial, que pede a institucionalização da Semana no calendário do ministério, a implementação de reservas de vagas para afrodescendentes, indígenas e portadores de necessidades especiais e bolsas de estudo para servidores afrodescendentes. Confira a programação.
Repórter: Sonia Jacinto