Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pesquisa vai balizar políticas de prevenção e combate
Início do conteúdo da página
Diversidade

Educação inclusiva é tema de seminário nacional

  • Segunda-feira, 12 de dezembro de 2005, 10h02
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 11h25

Políticas para uma educação profissional inclusiva serão debatidas, de 13 a 16 de dezembro, em Brasília, no Seminário Nacional Educação e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais – Programa TEC NEP. Participam do evento o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, representantes de associações especializadas no atendimento a pessoas com necessidades especiais, de ONGs e dos ministérios do Trabalho e Emprego, do Esporte e da Cultura. Além de palestras e painéis, serão dados minicursos de educação inclusiva.

O seminário será no Centro Cenecista de Educação Profissional Felipe Tiago Gomes e terá a presença de representantes das secretarias de Direitos Humanos da Presidência da República, de Educação Especial (Seesp), da Alfabetização e Diversidade (Secad) e da Educação a Distância (Seed).

No primeiro dia, 13, após a abertura, haverá apresentação do Coral Todas as Vozes, de alunos de 3ª a 5ª séries da Escola Parque da 210 Sul (DF) – 20% dos 30 alunos do coral são portadores de necessidades especiais. No repertório, música folclórica e popular brasileira. O coral é uma extensão de um projeto de educação inclusiva, o Trabalho Educacional Todas as Vozes, que desenvolve a leitura, oralidade, escrita, valores e atitude comportamental dos alunos. “O coral é um exercício de cidadania” diz o criador do projeto, o professor de música Eduardo Sena.

Programação – À tarde, haverá a conferência A Educação Profissional e Tecnológica como Fator do Desenvolvimento e Inclusão Social, seguida do painel Políticas Públicas para uma Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Na quarta-feira, haverá a mesa-redonda A Inserção de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Cotas ou Igualdade de Condições?.

No dia 14, à tarde, haverá a palestra Equoterapia Alternativa de Inclusão em Instituições de Ensino Agropecuário. No dia 15, será apresentado o painel O Papel do Sistema S na Questão da Inclusão – Ações Desenvolvidas. Ao longo do último dia, serão apresentadas as mesas-redondas Acessibilidade: Garantindo o Ser, Estar, Permanecer e Participar e Responsabilidade Social: O Papel da Mídia na Promoção da Inclusão. O seminário Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidade Especiais – Programa TEC NEP é promovido pela Setec/MEC.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página