Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Equipe de Minas Gerais vence primeiro concurso de robôs voadores controlados a distância
Início do conteúdo da página
Diversidade

Oficinas promovem debate sobre racismo e educação

  • Segunda-feira, 27 de março de 2006, 15h26
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de maio de 2007, 06h31

A coordenação do Programa Diversidade na Universidade - Projetos Inovadores de Cursos (PICs) programou 25 oficinas temáticas pedagógicas sobre racismo e educação neste início de ano. O objetivo é promover o debate sobre educação e relações raciais com os coordenadores e professores. A atividade tem como foco central fortalecer a implementação de uma educação anti-racista nos cursos pré-vestibulares apoiados pelo Programa Diversidade na Universidade, do Ministério da Educação.

A novidade este ano são as cinco oficinas destinadas a professores do ensino médio, em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pará. As oficinas de Racismo e Educação são promovidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), por meio da coordenação-geral de Diversidade e Inclusão Educacional, a cada início de execução dos PICs.

"Além de subsidiar os profissionais da educação para que possam adequar as questões étnico-raciais aos conteúdos disciplinares, as oficinas pedagógicas Racismo e Educação representam a construção coletiva e dialogada de uma pedagogia anti-racista", explica Renata Mello Rosa, coordenadora do programa na Secad.

Oficinas - As oficinas ocorrem em dois dias consecutivos, têm duração de 12 horas e são desenvolvidas em três módulos. O primeiro módulo, Determinantes Históricos do Programa Diversidade na Universidade, trata de questões como o negro e a educação: da negação à educação e a outros acessos às ações afirmativas, entre outros temas.

O segundo módulo, Pensando em Estratégias para uma Educação Anti-Racista, discute o racismo, preconceito e discriminação; os números das desigualdades em educação; e as principais estratégias didático-pedagógicas para a educação anti-racista. O terceiro módulo discute os conteúdos das disciplinas do vestibular e ensino médio e a relação com as questões étnico-raciais. Confira o cronograma das oficinas. (Assessoria de Imprensa da Secad)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página