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Diversidade

Professores de Goiânia se capacitam em educação inclusiva

  • Quarta-feira, 09 de agosto de 2006, 07h15
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de maio de 2007, 10h11

Professores de Goiânia fazem até amanhã, 10, curso de capacitação em Tecnologia Assistiva com ênfase na comunicação alternativa. O objetivo é capacitar educadores a utilizar e desenvolver ferramentas que possibilitem a interação e o aprendizado do aluno com necessidades educacionais especiais. A cidade fecha o ciclo de capitais beneficiadas pela iniciativa da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), em parceria com a Associação dos Familiares e Amigos do Down do Rio Grande do Sul. Também foram atendidos os estados de Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas e Alagoas.

A carga horária é de 40 horas, sendo 30 horas presenciais, dez horas a distância e cada turma é formada por 25 educadores. A Seesp está elaborando o cronograma para estender o atendimento a outros estados no segundo semestre.

Segundo a coordenadora-geral de Desenvolvimento da Educação Especial, Kátia Barbosa, o enfoque é nas tecnologias e ajudas técnicas que o professor pode utilizar em sala de aula para ajudar o aluno a vencer suas limitações. “As chamadas ajudas técnicas vão de softwares sofisticados até a ferramentas simples como, por exemplo, acrescentar uma mola na tesoura para facilitar a utilização do objeto por um aluno com dificuldades motoras. Até sucata pode ser utilizada para fazer uma adaptação”, explica.

Kátia Barbosa conta que a capacitação faz com que o professor se sinta habilitado a desenvolver seu trabalho e a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais com os demais estudantes realmente se efetive.

Dentre os pontos abordados no curso estão: educação inclusiva; atendimento educacional especializado; conceito de tecnologia assistiva na perspectiva da inclusão; a comunicação aumentativa e alternativa e sua utilização na educação inclusiva; prática e confecção de pranchas de comunicação com software; adaptação de livros de estórias, com utilização de software; utilização das ferramentas de apoio às várias atividades da rotina escolar e informática acessível.

Repórter: Juliana Meneses

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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