Ministérios unidos pela questão racial, diz Haddad
A abertura da III Semana da Consciência Negra do Ministério da Educação, nesta terça-feira, 29, em Brasília, contou com a presença do ministro Fernando Haddad. Segundo ele, o país está avançando na questão do combate ao preconceito racial, mas ainda enfrenta problemas. “Temos um Brasil branco e um Brasil negro e precisamos aproximá-los. Nada vai ser resolvido com uma única ação e, por isso, os ministérios estão unindo esforços para chamar a atenção para o problema. São várias ações que vão promover uma transformação na realidade social do país”, acredita.
Para o ministro, iniciativas que promovem a discussão do problema servem para “chamar a atenção para esta realidade de desigualdades sociais e são bem-vindas”. Haddad citou a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb) como uma das ações de inclusão social. “A comunidade afrodescendente, de menor renda, será diretamente beneficiada”.
Para André Lázaro, diretor de Estudos e Avaliação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), o sistema de cotas adotado nas universidades públicas combate o preconceito racial porque influi na vida dos estudantes e dá visibilidade ao problema. “As políticas afirmativas são boas porque atendem a geração atual. Elas vão construir um horizonte onde a desigualdade social vai desaparecer, mas devem ser ampliadas para todo o sistema e não restritas ao gueto. O tema de combate ao racismo deve ser de todos nós”, acredita.
A cerimônia de abertura teve apresentação do grupo Multiétnico Empreendedores Sociais, coordenado pela professora Nilda Cardoso, com o projeto Bonecas Negras, que valoriza a beleza e a cultura negras. Crianças desfilaram com bonecos vestidos com roupas típicas de países africanos, como Moçambique e Guiné Bissau, enquanto eram exibidas imagens dos países em um telão e as professoras Franquilina e Maria Marques/RS, autoras do projeto, comentavam as características de cada um.
O objetivo da Semana é debater as políticas afirmativas educacionais dentro do ministério. O evento segue até o dia 2 de dezembro. Clique aqui para conhecer a programação completa.
Repórter: Raquel Maranhão Sá