Cadernos mostram alfabetização com geração de renda
A experiência do projeto Alfainclusão, que alia a alfabetização de jovens e adultos à geração de renda, será divulgada aos parceiros do programa Brasil Alfabetizado por meio de dois cadernos explicativos. O objetivo é fazer com que os mais de 600 parceiros, entre estados, municípios e ONGs, tenham a oportunidade de analisar como se desenvolveu o projeto e poder aplicá-lo em suas localidades.
O Caderno 1 (Projeto Alfainclusão: uma experiência ajudando a construir caminhos) traz o relato da experiência pedagógica e o Caderno 2 (Projeto Alfainclusão: desafios à organização de uma cooperativa e de uma associação) é uma orientação à comunidade.
O Alfainclusão, desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Fundação Banco do Brasil e tendo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) como órgão executor, teve início há pouco mais de um ano em duas localidades: Brazlândia (DF) e Arinos (MG).
Em cada uma delas, há cerca de 70 alunos, divididos em duas turmas, que passam pelo processo de alfabetização e, ainda, produzem, dentro de sua realidade, algo que possa gerar renda, como gêneros alimentícios e artesanato. A comercialização dos produtos deu tão certo que os próprios alunos, com os consultores, resolveram montar uma cooperativa, em Arinos, e uma associação de produção, em Brazlândia.
Rozângela França, alfabetizadora de uma turma de mulheres, em Brazlândia, afirma que o início foi difícil, mas as alunas conseguiram se integrar e fazer um belo trabalho com bolsas, bordados e crochês. “No começo era estranho para elas; além de aprender a ler e escrever, estavam aprendendo a ser auto-suficientes”, lembra. “Mas, com o passar do tempo, foram conhecendo umas às outras, fazendo amizades e, o mais importante, tendo confiança nelas mesmas”, afirma.
Os cadernos que contam a experiência do projeto Alfainclusão serão lançados na próxima semana, no Seminário Alfainclusão: Trocando Experiências de Alfabetização e Geração de Renda, que ocorre de 4 a 6 de dezembro, na Academia de Tênis, em Brasília (DF).
Letícia Tancredi