Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Haddad abre seminário que debate a importância da diversidade na educação
Início do conteúdo da página
Diversidade

Haddad abre seminário que debate a importância da diversidade na educação

  • Terça-feira, 05 de dezembro de 2006, 18h08
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 09h26

Foto: Wanderley PessoaO ministro da Educação, Fernando Haddad, fez, nesta terça-feira, 5, a abertura oficial do seminário Diferentes Diferenças – Caminhos de uma Educação de Qualidade para Todos. “Este é o coroamento de uma ação que começou há quase três anos, que foi a criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, a Secad”, disse o ministro.

Para Haddad, um encontro nesses moldes, cuja tônica é a diversidade, serve para identificar quem são os credores do Estado, no que diz respeito à educação. “O papel da Secad é dar condições socioeducacionais aos quilombolas, pescadores, indígenas, homens do campo, para o meio ambiente, nossos maiores credores”. Segundo Haddad, o MEC vai atuar para  resgatar essa dívida.

“Este encontro dá visibilidade, comunga ideais comuns e faz com que o princípio da educação para todos não seja perdido. Isso ficou muito tempo esquecido, então, o resgate é essencial. Não é justo deixar essas pessoas por fora das mudanças ocorridas na educação”, afirmou o ministro.

Educação ambiental — Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a educação é fundamental em todo e qualquer processo de mudança de paradigma, de consciência, sobretudo de atitude. “Apostar em educação ambiental é fundamental para uma nova visão civilizatória.” Hoje, observou Marina, o Brasil, graças a iniciativas como o seminário Diferentes Diferenças, está vivendo um debate muito rico sobre a questão do desenvolvimento e do meio ambiente.

No final da solenidade, o ministro Fernando Haddad fez a entrega das medalhas Paulo Freire 2006, para os cinco projetos de alfabetização de jovens e adultos que colaboraram para a redução de índices de analfabetismo, mediante oferta de práticas inclusivas de qualidade que busquem a permanência e a continuidade do aluno em programas de educação de jovens e adultos (EJA). A seguir, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, entregaram o segundo Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero aos vencedores nas categorias ensino médio, graduação e pós-graduação.

Cristiano Bastos

Leia mais...
Confira as notícias do Seminário Diferentes Diferenças

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página