Comunidade escolar trabalha questão ambiental em Tocantins
Na margem de um rio um saco de lixo. A cena incomoda a todos que passam. O problema não é único: o assoreamento causado pelo desmatamento completa o quadro e causa perplexidade. A descrição é comum a diversos municípios brasileiros, mas em Colinas, em Tocantins, há mudanças em pleno desenvolvimento. A cidade, 350 quilômetros ao norte da capital, Palmas, está engajada em recuperar o córrego Sinhá. O que já foi um fio d’água anos atrás começa a ter vida novamente. Depois de constantes retiradas da vegetação ciliar (nas margens do córrego) e de receber lixo residencial, o pequeno rio está conseguindo proporcionar qualidade de vida aos moradores ribeirinhos.
A idéia é simples: capacitar professores em educação ambiental e propor novos comprometimentos à população. Depois os educadores estimulam os alunos a ter um olhar contemporâneo em relação ao meio ambiente. A mudança é lenta, mas alguns bons resultados começam a acontecer. “Foram quase três anos para que começássemos a colher frutos do trabalho, mas a transformação é perene e o entendimento está solidificado”, analisa Eliene Gomes dos Santos, gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins. Em 2006, no estado, outros mil professores foram capacitados. Em Colinas, doze escolas públicas estão engajadas em projetos ambientais.
As ações de alunos e professores incluem visitas às proximidades do local, distribuição de material didático e – o mais importante – convencer os ribeirinhos que o córrego só continuará a existir se for devidamente cuidado. A estratégia é ir de casa em casa, conversar com os moradores, apresentar os problemas existentes e instigá-los a mudar sua relação com o meio ambiente. “Nossa preocupação é transformar a maneira como a comunidade vê e usa o córrego. A população voltou a utilizá-lo para as atividades do cotidiano”, diz Eliene.
O convencimento realizado pelos estudantes e educadores não atingiu a totalidade da comunidade, mas os primeiros passos foram dados. O engajamento da população de Colinas na revitalização do córrego foi possível depois que um grupo de professores da rede estadual de ensino da cidade participou do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, em 2004. O programa é uma forma de educação continuada em educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
João Neto