MEC faz capacitação em Angola
Ajudar na capacitação de formadores e apresentar exemplos de projetos de educação ambiental desenvolvidos no Brasil é a missão dos técnicos da Coordenação-Geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) que embarcam neste sábado, 14, para Angola, África. A delegação brasileira é composta também por cinco representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades.
Segundo Fábio Deboni, coordenador do Programa Nacional Juventude e Meio Ambiente da Secad, esta é a última etapa da formação dos técnicos do governo angolano no âmbito federal e nas províncias, estabelecida pelo Acordo de Cooperação Técnica Brasil - Angola, assinado em 2006. A parceria tem como meta contribuir na formação de técnicos na área, e dar suporte a elaboração do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) de Angola.
O foco da atuação do MEC e demais ministérios nessa missão será a capacitação dos técnicos do Inide angolano - Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação - na área de educação ambiental no ensino formal e na discussão e aperfeiçoamento da proposta do ProNEA. Outra contribuição consiste na apresentação de programas de educação ambiental bem sucedidos no Brasil, em especial os voltados para o público infanto-juvenil e a juventude. Na área de juventude e meio ambiente, a missão brasileira vai destacar ações da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, do programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas e o Juventude e Meio Ambiente.
A formação, que será ministrada pela missão brasileira em Luanda, vai de 17 a 30 de julho e contará com a participação de cerca de 60 pessoas, representantes das 18 províncias do país, além de técnicos dos ministérios de Urbanismo e Ambiente, Saúde e Educação e de organizações não-governamentais angolanas.
Hellen Falone