Conferência aborda diversidade
A pluralidade e a diversidade dos alunos da educação básica foram discutidas nas conferências estaduais da educação básica realizadas no ano passado. Para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 14 a 18 de abril, em Brasília, a expectativa é o comparecimento de setores da sociedade civil para o debate sobre a melhoria do ensino e a promoção do efetivo aprendizado em sala de aula.
“A melhor saída para visualizar a educação básica como um todo no país foi fazer as conferências setorizadas. Alguns segmentos da sociedade ficaram de fora por falta de um tempo maior, mas ainda pretendemos melhorar o diálogo com esses setores”, explicou o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, durante a 5ª Reunião do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades, nesta quinta-feira, 20.
Chagas adiantou aos dirigentes municipais de educação presentes ao encontro que o documento-base elaborado para nortear as discussões na conferência nacional deve ficar pronto na próxima semana. O texto foi construído em conjunto com estados e municípios e contém temas centrais relativos à educação e propostas para a melhoria do ensino.
Os principais temas do encontro em Brasília serão o sistema nacional de educação e o regime de colaboração entre governos. A conferência nacional deve receber entre mil e 1,5 mil representantes dos estados e do Distrito Federal.
Letícia Tancredi