Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira reunião do Comitê Gestor do Fies discute a política de oferta de financiamento
Início do conteúdo da página
Diversidade

Gestores vão debater educação integral

  • Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008, 16h32
  • Última atualização em Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008, 16h22

A ampliação da jornada dos alunos da rede pública de ensino começa a ser debatida no próximo dia 27, quarta-feira, no primeiro Seminário de Educação Integral, que reunirá em Brasília gestores do programa Mais Educação, vindos de 47 cidades de todos os estados. A ação, que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), será implantada este ano em 44 municípios.

O encontro, que prosseguirá até o dia 29, discutirá questões conceituais da educação integral, a legislação educacional que garante a sustentabilidade da ação e aspectos pedagógicos da implantação, informa Jaqueline Moll, diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Experiências em curso, como as de Nova Iguaçu (RJ) e Belo Horizonte, também serão mostradas durante o evento.

“Pela primeira vez no país temos apoio do governo, por meio do financiamento da educação básica, para instituir a ampliação da jornada escolar”, afirma Jaqueline. “A perspectiva da educação integral vai além das aulas de reforço ou atendimento individualizado; é a expansão dos horizontes da aprendizagem.”

Um texto-referência está sendo elaborado para nortear o debate sobre o Mais Educação durante todo o ano, em seminários regionais e no nacional, previsto para o fim de 2008. O documento, que deve ficar pronto em abril, abrange explicações sobre o contexto, a proposta e os objetivos da educação integral, o papel do poder público, a centralidade da escola e os arranjos educativos locais.

O Seminário de Educação Integral, que ocorre na próxima semana na Academia de Tênis, deve reunir cerca de 350 pessoas, entre gestores estaduais e municipais de educação, secretários de planejamento, esporte e cultura dos 44 municípios que implantarão o programa Mais Educação este ano.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página