Ministério participa das comemorações do Dia Mundial da Água
A Coordenação-Geral de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), participa da exposição Água, Sociedade e Conhecimento, na Praça das Artes, no Conjunto Nacional de Brasília, de 21 a 24 de março. A exposição, aberta ao público, faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março, consagrado mundialmente para lembrar os riscos e as ameaças aos mananciais de água em todo o planeta. A Secad selecionou quatro projetos que associam a boa gestão das águas com as abordagens pedagógicas de educação ambiental. A abertura será às 18h de hoje, 21, com apresentação da Orquestra de Senhoritas e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
Para marcar a data, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a WWF-Brasil e outras organizações não-governamentais, organizaram o evento para promover a reflexão sobre a geração e disseminação de conhecimento sobre as temáticas hídricas.
Neste ano, as comemorações marcarão também o lançamento do Decênio Internacional para a Ação Água, Fonte de Vida, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2005-2015.
No Brasil, 2005 será um ano de importantes trabalhos de integração institucional e elaboração participativa do Plano Nacional de Recursos Hídricos. "Esperamos que as escolas se organizem para participar dessa disseminação do conhecimento e sobre as formas de se promover a sustentabilidade dos recursos hídricos pela abordagem educativa", disse a consultora da Secad e coordenadora da Semana da Água, Zeli Raquel da Rocha.
Na exposição Água, Sociedade e Conhecimento, além dos projetos escolares, haverá a exibição de vídeos e exposição de fotos, publicações e painéis.
José Leitão