Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Professor de supletivo passa por capacitação em Santa Catarina

  • Terça-feira, 01 de março de 2005, 09h51
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 06h03

Garantir a qualidade pedagógica e operacional dos exames supletivos é o objetivo da primeira etapa do curso de capacitação do programa Serie Exames que a Secretaria da Educação e Inovação de Santa Catarina realiza a partir de hoje, dia 1o, até quinta-feira, 3, em Camboriú. Participam do treinamento cerca de 70 educadores, dentre os quais 56 atuam diretamente nas inscrições dos exames nas 29 gerências regionais de educação. Serão discutidas as temáticas que abrangem tecnologias aplicadas à educação, o relacionamento humano nas tecnologias, exames supletivos de 2005 e aproveitamento de estudos.

No estado, os exames supletivos são oferecidos anualmente, em duas etapas. A secretaria está abrindo as inscrições para a primeira etapa, de 4 a 18 de abril. "O objetivo principal é oferecer certificação ao jovem e ao adulto que não tiveram condições de concluir seus estudos no ensino regular", destacou o secretário Jacó Anderle.

A gerente de educação de jovens e adultos da secretaria, Elisabete Paixão, explica que com o avanço tecnológico, todo o processo está informatizado, em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). A informatização abrange a inscrição de candidatos, a emissão de cartões-resposta, material de apoio à realização dos exames, compilação de notas e emissão de certificados, armazenamento de dados cadastrais e históricos por aluno, distribuição dos candidatos nas salas, cálculos automáticos dos resultados e apuração de provas. "Tudo isso com rapidez e confiabilidade", garantiu Elisabete.

A informatização dos dados dos exames foi viabilizada pelo Sistema Estadual de Registros e Informações Escolares (Serie), que oferece, também, o histórico de todos os exames realizados em Santa Catarina, a relação dos aprovados por área no estado, o comparativo de acertos e o atestado de aprovação parcial. (Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação e Inovação de Santa Catarina)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página