Olinda certifica hoje mais de cinco mil jovens e adultos
O Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura de Olinda (PE), registra hoje, 17, um novo avanço na alfabetização de jovens e adultos e se prepara para enfrentar o desafio de oferecer o ensino fundamental aos que já aprenderam a ler e a escrever. Às 18h, no Clube Atlântico, Bairro do Carmo, serão certificados 5.606 alunos que foram alfabetizados entre setembro de 2004 e março deste ano.
Segundo a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Olinda, Jaciara França, em 2004, por meio do Programa Brasil Alfabetizado, o município certificou 5.548 jovens e adultos. Desses, 3.800 alunos estão cursando as séries iniciais do ensino fundamental. Com a alfabetização de mais de 11 mil alunos nos últimos dois anos, Olinda reduziu em cerca de 40% o índice de analfabetismo. Dados do censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que dos 242 mil habitantes do município, 26.800 eram analfabetos.
A Divisão de EJA percebeu que a maior procura por alfabetização é entre adultos acima de 30 anos e que eles preferem estudar em salas no seu bairro, à noite e com professores da comunidade. Em função disso, das 274 turmas montadas no ano passado, 265 foram no período noturno.
Entre os desafios da Secretaria Municipal de Educação em 2005, diz Jaciara França, estão a oferta das séries iniciais do ensino fundamental para atender à demanda dos alfabetizados em suas comunidades e a motivação dos alunos para o ingresso no ensino regular. Na alfabetização, os adultos têm aulas de segunda a sexta-feira, durante duas horas. Nas turmas de EJA, a carga horária passa a ser de quatro horas diárias, com número maior de disciplinas e a exigência de estudo em casa para que o aprendizado ocorra.
Motivação - Além de motivar os alunos, o Departamento de EJA de Olinda vai buscar novos alfabetizadores entre os estudantes dos cursos de licenciatura das instituições privadas do município e nas universidades Federal (UFPE) e Rural (UFRPE) de Pernambuco; e espaços para novas salas de aula em igrejas e associações de moradores.
Em abril, quando a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) lançar as resoluções sobre o Brasil Alfabetizado e EJA para turmas de 2005/2006, a prefeitura de Olinda pretende refazer o convênio com o MEC para alfabetizar jovens e adultos e oferecer ensino regular para os que já aprenderam a ler e a escrever.
Ionice Lorenzoni