Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem terá aplicação digital em fase piloto em 2020 e deixará de ter versão em papel em 2026
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Proeja terá oficinas em sete cidades neste mês

  • Quinta-feira, 03 de novembro de 2005, 16h40
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 11h35

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) está promovendo oficinas pedagógicas para capacitação de diretores de ensino, gerentes pedagógicos e coordenadores de áreas e cursos das instituições federais de educação tecnológica. O objetivo é desenvolver estratégias de implementação do Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja).

São, ao todo, 15 oficinas pedagógicas no país, para atender às necessidades das 144 escolas da rede federal de educação tecnológica. Em novembro, haverá encontros em Recife (dias 7 e 8), Teresina e Rio de Janeiro (10 e 11), Vitória e Salvador (22 e 23), Curitiba e João Pessoa (28 e 29).

Lançado em junho deste ano pelo Decreto nº 5.478, o Proeja visa à implantação de políticas públicas de inclusão social mediante a oferta de educação profissional com elevação do nível de escolaridade. Os beneficiados diretos são jovens e adultos que tenham concluído o ensino fundamental e busquem uma formação profissionalizante associada com o ensino médio.

Segundo a diretora de programas especiais da Setec, Maria José Rocha, 48 milhões de jovens brasileiros acima de 18 anos não concluíram o ensino médio. “O Proeja tem um caráter inovador, pois possibilita aos alunos adquirirem uma formação profissional articulada com a formação do ensino médio. Por isso esse nosso esforço em capacitação, para agilizar as possibilidades de atendimento.”

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página