Fórum debate educação de jovens e adultos
O terceiro encontro de representantes dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos ocorrerá durante os dias 21 e 22 de novembro, em Brasília. No evento, que tem início às 14h, no hotel Parthenon, serão debatidos e avaliados os programas do Brasil Alfabetizado. Participam do encontro os representantes dos fóruns estaduais e regionais do programa Educação de Jovens e Adultos.
Lançado pelo governo federal em 2003, o programa Brasil Alfabetizado visa à inclusão educacional. As inovações do Brasil Alfabetizado englobam a ampliação do período de alfabetização de seis para até oito meses; aumento de 50% nos recursos para a formação dos alfabetizadores; estabelecimento de um piso para a bolsa do alfabetizador, aumentando a quantidade de turmas em regiões com baixa densidade populacional e em comunidades populares de periferias urbanas; implantação de um sistema integrado de monitoramento e avaliação do programa; e maior oportunidade de continuidade da escolarização de jovens e adultos, a partir do aumento de 42% para 68% do percentual dos recursos alocados para estados e municípios.
Aprendizagem – Também será debatida a realização da Semana da Aprendizagem. Este evento já acontece em outros países e o Ministério da Educação pretende organizá-lo no Brasil, em abril de 2006. Com investimento de R$ 220 milhões, a meta do programa Brasil Alfabetizado para 2005 é atender 2,2 milhões de jovens e adultos.
Repórter: Sandro Santos