Conheça a comissão de educação de jovens e adultos
A Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos foi instituída na terça-feira, 14, pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. A comissão, que atuará no biênio 2006/2007, tem caráter consultivo e conta com representantes de organizações governamentais e não-governamentais, estados e municípios.
Henriques ressaltou que o compromisso do atual governo é romper com os padrões que historicamente nortearam a maneira de lidar com a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. “Jovens e adultos foram tratados como um ônus no processo brasileiro. Estamos rompendo com a idéia de que, para eles, só nos resta tolerância e o tempo.”
A comissão volta a se reunir na quarta-feira, 15, das 9h às 17h, para discutir sobre: Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola, Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Medalha Paulo Freire e a ata da reunião realizada no dia 30 de agosto do ano passado.
Integrantes – A comissão é formada por Neroaldo de Azevedo Pontes, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Célio da Cunha, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Edna Castro de Oliveira, representante dos fóruns de EJA; Timothy Denis Ireland, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC); Jeanete Beauchamp, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC); e Heleno Manoel G. de Araújo Filho, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Também integram a comissão Débora Pinto Niquini, representante das universidades; Maria Cristina Vargas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Eliene Novaes Rocha, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Adelaide Laís Parente Brasileiro, representante dos movimentos com experiência em EJA; Francisca Bezerra da Silva, do segmento indígena; Isabel Aparecida dos Santos, do segmento étnico-racial; Daniele Costa, do segmento juventude; Carlos Rodrigues Brandão, do segmento educação ambiental; e Sérgio Haddad, do segmento das ONGs com experiência em EJA.
Sandro Santos e Sonia Jacinto