Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e Inep divulgam resultados do Enade 2017 e indicadores de qualidade da educação superior
Início do conteúdo da página
Educação especial

Instituto federal abre curso de intérprete de libras em SC

  • Quarta-feira, 29 de maio de 2013, 15h16
  • Última atualização em Quarta-feira, 29 de maio de 2013, 15h16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina oferece o primeiro curso técnico de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais (libras) do país. As inscrições devem ser feitas até 10 de junho. A taxa é de R$ 30.

 

Com 32 vagas e início das turmas no segundo semestre, no câmpus de Palhoça, o curso, noturno e gratuito, terá duração de quatro semestres para alunos que ainda aprenderão a libras e de três semestres para aqueles que já a dominam de maneira atestada por validação de competência.

 

O técnico formado no curso estará habilitado a traduzir e interpretar a libras e a língua portuguesa. O curso é o primeiro do tipo no Brasil. O Ministério da Educação o incluiu no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos.

 

De acordo com o diretor de ensino, pesquisa e extensão do instituto, Paulo César Machado, o curso surge de uma demanda das escolas catarinenses, que registraram aumento na matrícula de estudantes surdos. “Antes, a capacitação dos intérpretes era feita em cursos de orientação promovidos pelas associações de surdos, com pessoas que já tinham experiência em libras, muitas vezes parentes dos surdos”, afirmou. “Não certificávamos esses profissionais, que tinham formação mais empírica do que acadêmica.”

 

O câmpus de Palhoça, município da região metropolitana de Florianópolis, abriu inscrições também para o curso técnico subsequente de produção de materiais didáticos bilíngues (libras–português), inédito no país. A oferta é de 32 vagas para o período noturno, sem taxa de inscrição. O câmpus oferece ainda 40 vagas para o curso Proeja–FIC. Nele, os alunos terminam o ensino fundamental bilíngue libras–português e ainda fazem outro curso, profissionalizante, em fotografia digital e edição de imagens.

 

As inscrições devem ser feitas na página do instituto na internet.

 

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): instituto federal , libras
X
Fim do conteúdo da página