Programa leva curso de Libras ao Ceará
Os cursos Ensino de Língua Portuguesa para Surdos e Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciados esta semana, em Fortaleza, se estenderão até o dia 17 próximo. Ministrados pela Universidade de Brasília e pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal (Apada), os cursos integram as ações do Programa Interiorizando Libras, desenvolvido pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), em cooperação com estados e municípios.
Além do Ceará, serão contemplados pelo programa, neste semestre, Bahia, Amazonas, Maranhão, Rondônia e Santa Catarina. No total, o programa pretende atingir 2,7 mil professores e 27 mil alunos.
O Interiorizando Libras é composto dos cursos Libras em Contexto, voltado para professores e instrutores surdos, Ensino da Língua Portuguesa para Surdos e Tradução e Interpretação de Libras. Todos eles têm por objetivo garantir a comunicação entre alunos surdos e professores na sala de aula. Com isso, o MEC possibilita a inserção do aluno surdo no contexto escolar e social.
Repórter: Murilo Milhomem