Encontro avalia políticas de educação especial
A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) marcou para esta quinta-feira, dia 17, e para a sexta-feira, 18, no Hotel Nacional, em Brasília, reunião com 27 dirigentes estaduais responsáveis pela implementação das políticas de ensino específicas para alunos com necessidades especiais. Estão em debate os dados preliminares do Censo de 2005, a avaliação dos cinco anos do Plano Nacional de Educação (PNE) e as propostas para alterar as diretrizes nacionais para educação especial no ensino básico.
De acordo com a diretora do departamento de políticas de educação especial do MEC, Cláudia Griboski, os dados do censo demonstram que o MEC está conseguindo avanços importantes na inclusão de estudantes com necessidades especiais em classes regulares.
O índice de inclusão cresceu de 34,4% em 2004 para 41% em 2005. O número de matrículas no ensino especial aumentou de 566.753 em 2004 para 639.259 este ano. A participação da escola pública na educação especial também cresceu, de 57% em 2004 para 60% em 2005. “Esse crescimento mostra que as políticas estão sendo implementadas nos estados, com o apoio do MEC”, analisou Cláudia.
Na reunião também serão apresentadas experiências desenvolvidas em estados e municípios para atender o PNE. “Enviamos a cada dirigente um documento para que ele avaliasse como o município está desenvolvendo as ações”, disse a diretora.
Confira a programação.
Repórter: Flavia Nery