MEC lança primeiro número da revista Inclusão
Foi lançado na quinta-feira, 17, o primeiro número da revista Inclusão, voltada para o tema da educação especial. O lançamento ocorreu no Hotel Nacional, em Brasília, durante a Reunião de Dirigentes de Educação Especial, promovida pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).
Segundo a titular da Seesp, Claudia Dutra, a Inclusão tem conteúdo técnico e científico voltado para instituições de ensino superior e secretarias municipais e estaduais de educação: “O objetivo da publicação é ampliar o conhecimento e difundir uma nova prática educacional por meio desse veículo”, explicou.
O primeiro número da revista, de periodicidade semestral, aborda o paradigma da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. “A revista traz contribuições valiosas para a reflexão sobre a transformação conceitual e prática do sistema educacional”, explicou.
A publicação, cuja tiragem é de 40 mil exemplares, também busca estimular o intercâmbio de experiências entre os diversos profissionais que atuam no processo de inclusão educacional e no atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos. A revista está organizada em sessões que trazem entrevistas, artigos, resenhas, informes e opiniões.
Reunião – Durante toda a quinta-feira, 27 dirigentes estaduais, responsáveis pela implementação das políticas de ensino específicas para alunos com necessidades especiais, debateram os dados preliminares do censo de 2005, a avaliação dos cinco anos do Plano Nacional de Educação (PNE) e as propostas para alterar as diretrizes nacionais para educação especial no ensino básico. Na reunião também foram apresentadas experiências desenvolvidas em estados e municípios para atender o PNE.
Repórter: Cristiano Bastos