Seesp forma professores que trabalham com alunos portadores de cegueira
A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), em parceria com a União Brasileira de Cegos (UBC), oferece de maio a julho deste ano, em 11 capitais de todas as regiões do país, cursos sobre o Sistema Braille Integral e Código Matemático Unificado. Serão atendidos 330 professores da educação básica das redes públicas estaduais e municipais que trabalham com inclusão ou em salas de recursos.
Os cursos, ministrados pela UBC, serão presenciais e a distância com duração de 40 horas em cada modalidade. Os professores vão conhecer o Sistema Braille: introdução e uso no Brasil, processo de escrita com uso de reglete/punção e máquina de datilografia braille; leitura e transcrição; normas técnicas para a produção de livros e textos didáticos; prática e desenvolvimento de atividades teóricas e vivências.
A União Brasileira de Cegos levará para os cursos materiais para treinamento dos professores. Vão aprender, por exemplo, como usar a reglete (régua com furos) e a punção (agulha para a escrita em braille no papel). A segunda etapa do curso será a distância, com tarefas desenvolvidas no ambiente de trabalho do professor. A fase a distância será cumprida em 30 dias. A apresentação de um trabalho escrito também fará parte da avaliação.
Calendário – Em Aracaju (SE) e em Curitiba (PR), os cursos estão em andamento. Começaram em 2 de maio e se estendem até o dia 11. Os próximos cursos serão em Maceió (AL), de 9 a 18 de maio; de 16 a 25 de maio, em Macapá (AP); de 5 a 14 de junho, em Recife (PE), Cuiabá (MT) e Boa Vista (RR); de 12 a 21 de junho, no Rio de Janeiro (RJ); e de 26 de junho a 5 de julho, em Manaus (AM), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).
Ionice Lorenzoni