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Educação especial

Ministério investe R$ 2 milhões no apoio a superdotados

  • Quarta-feira, 25 de janeiro de 2006, 06h35
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 09h36

O Ministério da Educação investirá cerca de R$ 2 milhões no apoio aos superdotados da rede pública do país. O objetivo é dar suporte às escolas na identificação, atendimento e desenvolvimento do potencial desses alunos, por meio dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que funcionarão a partir de abril nas capitais dos estados e no Distrito Federal.

O ministério adotou um conceito amplo para definir superdotados, de modo a desenvolver o potencial humano em termos de habilidade, motivação, criatividade e comportamento dos estudantes. “O núcleo vai ampliar as oportunidades desses alunos talentosos que, às vezes, têm desinteresse nas aulas por achá-las monótonas. Se o professor souber como melhorar a qualidade do ensino, esses alunos serão beneficiados e a aprendizagem vai ser melhor para todos”, afirma Valéria Rangel, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Educação Especial do MEC.

Equipamentos – Os recursos serão investidos na aquisição de equipamentos, como computadores e aparelhos de televisão, e mobiliários para os núcleos. Em novembro, o MEC reuniu em Brasília um professor de cada estado para ouvir de especialistas, durante dois dias, informações específicas de como lidar com crianças e adolescentes superdotados. Esses profissionais atuarão nos núcleos estaduais e repassarão os conhecimentos aos colegas.

Os estados devem ceder pessoal, material didático e um espaço para a criação de três salas para atender, de modo diferenciado, alunos, professores e familiares. Os alunos poderão aprofundar os conhecimentos já adquiridos e explorar as áreas de interesse mediante atividades que estimulem suas habilidades; os professores terão acesso a recursos didáticos e pedagógicos para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos e os familiares contarão com o suporte emocional e psicológico de pedagogos e psicólogos.

Cada estado terá autonomia para desenvolver as próprias ações, como a expansão para outros municípios, por meio de visitas itinerantes às escolas onde os alunos estão matriculados, ou a realização de parcerias com instituições de ensino superior para desenvolver atividades nos núcleos.

A proposta é desenvolver plenamente as potencialidades desses estudantes e melhorar a qualidade da vida escolar como um todo, pela disseminação de conhecimento sobre o tema, adoção de currículos escolares flexíveis e atividades e práticas pedagógicas diversificadas.

São consideradas superdotadas as pessoas com elevada capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para as artes; ou capacidade psicomotora. Em suma, são alunos com habilidades acima da média em uma ou mais disciplinas.

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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