Secretaria de Educação Especial ganha impressora em braille
A partir deste mês, a Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) contará com a ajuda de uma impressora que transforma textos e pautas de reunião em linguagem braille. O objetivo é atender melhor aos deficientes visuais e facilitar a comunicação com eles.
“Antes, quando tínhamos necessidade de passar informações da secretaria ou do gabinete do ministro para as pessoas com deficiência visual, tínhamos que solicitar uma impressora fora do ministério. Agora, temos este recurso que permite maior acessibilidade e permanência dessas pessoas nos eventos”, informa Kátia Maragon Barbosa, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Educação Especial do MEC.
Material – Este ano, por exemplo, foram distribuídos dez mil kits às secretarias estaduais e municipais de educação para distribuição aos alunos com deficiência visual. O material foi composto de mochila, reglete (régua específica para auxiliar na leitura em braille), soroban (espécie de ábaco), punção (régua para uso em braille), bengala com ponteira para reposição, guia para assinatura e papel sulfite, além de uma carta do ministro da Educação, Fernando Haddad, com versão em português e em braille para os estudantes. A carta teve que ser transcrita para a linguagem braille fora do MEC porque no período a impressora ainda não estava funcionando.
Raquel Maranhão Sá