Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Em pronunciamento, ministro da Educação, Mendonça Filho, destaca homologação da BNCC
Início do conteúdo da página
Educação especial

Instituto de Surdos completa 150 anos

  • Quinta-feira, 20 de setembro de 2007, 13h15
  • Última atualização em Quinta-feira, 20 de setembro de 2007, 17h16

Desde 1857, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do Ministério da Educação, atende crianças e jovens com deficiência auditiva. Neste mês, o Ines completa 150 anos e promove um seminário para discutir o panorama nacional e internacional do ensino para surdos.

O 12º Seminário Nacional do Ines será realizado em conjunto ao 6º Congresso Internacional, de 26 a 28 de setembro, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro (RJ). Mesas-redondas, palestras e conferências dividem a pauta de discussões. Os temas analisam desde o panorama do movimento dos surdos nesses 150 anos até as políticas públicas educacionais direcionadas aos deficientes. O ensino superior bilíngüe, inclusão escolar, adaptações curriculares e formação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) são alguns dos temas. A secretária de educação especial, Cláudia Dutra, participa de mesa-redonda sobre Políticas Públicas Educacionais no Brasil.

O Ines atende cerca de 600 alunos, da educação infantil ao ensino médio. A arte e o esporte completam o atendimento diferenciado do instituto aos alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O Ines também apóia a pesquisa de novas metodologias de ensino e atende à comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

Manoela Frade

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página