Educação indígena em debate no Amazonas
A Coordenação de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) reúne-se nesta segunda-feira, 6, e na terça, 7, em Manaus (AM), com as organizações indígenas e a secretaria estadual de educação, para analisar a oferta da educação básica nas aldeias e construir um plano de ação.
Na primeira parte dos trabalhos, explica o coordenador Kleber Gesteira, a reunião será com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepi), Coordenação dos Professores Indígenas do Amazonas (Copiam) e Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Ceei/AM). Na oportunidade, será analisada a oferta da educação básica nas aldeias quanto à qualidade e abrangência e, a partir daí, criado um plano de ação de curto a longo prazos. No Amazonas, existem 785 escolas indígenas, onde estudam cerca de 36 mil alunos.
Na terça-feira, 7, Kleber Gesteira leva ao secretário estadual de educação do estado, Gedeão Timóteo, a pauta apresentada pelos representantes indígenas. O objetivo é estabelecer um cronograma de ações e de atividades que podem ser desenvolvidas em conjunto pelo MEC e secretaria estadual.
Repórter: Ionice Lorenzoni