Demandas indígenas debatidas em Brasília
Terminou nesta sexta-feira, 5, em Brasília, a 1ª Reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (Cneei). O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
Durante o evento, os membros da Cneei avaliaram as demandas e discutiram as principais dificuldades para a realização das ações do plano de política de educação escolar indígena e definiram estratégias para a melhoria da gestão escolar. A comissão reuniu-se com membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e propôs demandas para aprimorar a execução das políticas de educação escolar indígena.
Segundo o professor Kaxinawa, Joaquim Mana, que é membro da Cneei, há desafios, tanto no âmbito federal como no estadual, mas os avanços são importantes e têm possibilitado a melhoria da qualidade do ensino indígena, como a capacitação de professores. Joaquim disse também que “todos os povos têm a sua diversidade, a sua filosofia, e isso tem que ser respeitado”. Ele acrescentou que a escola não pode chegar às aldeias para atrapalhar a convivência desse povo, mas ajudar na manutenção da cultura.
“Os desafios básicos são expandir todos os níveis de escolaridade para agregar maior número de jovens nas escolas e melhorar a qualidade da formação do professor indígena”, explicou Kleber Gesteira, coordenador- geral de Educação Escolar Indígena da Secad. De acordo com Gesteira, todas as políticas fundamentais de educação escolar indígena serão afetadas pelo desfecho da reunião. (Assessoria de Imprensa da Secad)