Material didático indígena é tema de seminário em Brasília
Nos próximos dias 16 e 17 de março, o MEC realiza na Casa de Retiros Assunção (SGAN 611, módulo E), em Brasília, o Seminário Nacional de Material Didático Indígena. Durante o evento, cerca de 80 participantes entre membros da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), especialistas, professores indígenas, técnicos das secretarias de educação e de organizações não-governamentais, além de técnicos e dirigentes do MEC, vão discutir sobre a produção de todo tipo de material didático para as populações indígenas: livros, vídeos, cd-roms, cartazes, mapas, calendários, música, teatro, jogos, brincadeiras e sítios eletrônicos.
O apoio à produção de material didático de educação escolar indígena é uma das prioridades do Ministério da Educação, que nos últimos dois anos já financiou a publicação de 32 obras.
A programação do seminário prevê painéis sobre experiências didáticas com áudio-visual, exposições oral e escrita, além da discussão das prioridades para publicação, republicação e produção de materiais escritos em outras linguagens. "O principal objetivo do seminário é sistematizar a política de produção e impressão de todos esses materiais para as escolas indígenas", afirma o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira.
Ensino superior - Após o término do segundo dia do seminário, os membros da CNEEI tratarão de outra pauta. Na sexta-feira, 18, técnicos da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), pasta à qual a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena é vinculada, vão discutir com os representantes indígenas as políticas de ensino superior específicas para os povos indígenas.
A população indígena brasileira é composta por 440.000 habitantes, de 220 diferentes etnias, dos quais 150.000 estudam em 2.232 escolas indígenas com currículos específicos e particulares para cada povo indígena.
Iara Bentes