Transporte rural será tema de pesquisa
Pesquisa nacional destinada a apontar o custo do transporte escolar rural em cada localidade do país entra numa fase importante em fevereiro. Nas próximas três semanas, pesquisadores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB) vão coletar dados dos trajetos feitos pelos veículos escolares em 34 municípios do Ceará.
Esse levantamento piloto vai servir como modelo para a ampliação do estudo a todo o território nacional. O objetivo principal da pesquisa é melhorar o transporte dos alunos que vivem em zonas rurais a partir da definição do custo efetivo de cada um. A pesquisa nacional deve ficar pronta até o fim do ano. Os números apurados serão atualizados anualmente.
Durante o trabalho de campo no Ceará, 70 pesquisadores acompanharão os trajetos dos veículos escolares em 34 municípios, levantando dados de quilometragem, verificando o estado das rodovias e dos veículos e monitorando horários e a quantidade de alunos e caronas transportados. Com essas e outras informações, como os gastos com manutenção e combustível, obtidas nas secretarias municipais em outubro último, os pesquisadores poderão apontar o custo real do transporte escolar nessas localidades.
“O custo/aluno será um importante instrumento para a gestão do transporte escolar no Brasil, pois servirá de referência para os termos de cooperação entre estados e municípios e para contratos de prestação de serviço terceirizado realizados pelas prefeituras”, afirma José Maria Rodrigues, coordenador geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE