Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Oferta do Sisu será de 238 mil vagas em 131 instituições; inscrições começam no dia 24
Início do conteúdo da página
Educação no campo

Política de inclusão chega ao campo

  • Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, 12h57
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de março de 2009, 15h02

Parte da política nacional de inclusão de jovens, o programa Projovem Campo–Saberes da Terra oferece formação equivalente ao ensino fundamental, com qualificação profissional, a jovens agricultores alfabetizados que estejam fora da escola. O curso tem duração de dois anos.

 

A formação é no sistema de alternância – aulas teóricas na escola e práticas de agricultura na comunidade onde residem. Os educadores são professores das redes públicas estaduais e municipais que recebem formação inicial e continuada de 19 universidades públicas. A formação mínima é de 360 horas. Educadores com graduação recebem ao final do curso certificado de especialização e, aqueles com nível médio, de extensão universitária.

 

 

Têm prioridade no programa agricultores dos municípios e regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os que integram o Programa Territórios da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em 2008, 19 estados aderiram ao programa. Dos 35 mil jovens agricultores a serem atendidos no período 2009-2010, 21 mil vivem nos nove estados da região Nordeste; 5.300, no Norte; 4.000, no Sudeste; 2.700, no Sul, e 2 mil vivem no Centro-Oeste.

 

Ionice Lorenzoni

 

Leia mais...


Agricultores concluem ensino fundamental

X
Fim do conteúdo da página