Material reciclado vira decoração em Cubatão
O campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo participa de um movimento na cidade em prol de geração de renda e consciência ambiental. O projeto O lixo pode virar luxo prevê a elaboração da ornamentação natalina a partir de materiais recicláveis.
A idéia do projeto surgiu na reunião da Comissão Municipal de Emprego, da qual o campus participa como membro. O plano já definiu que a decoração de locais públicos como praças, avenidas e escolas no Natal deste ano será totalmente feita a partir de materiais recicláveis. O sucesso do projeto está no envolvimento da comunidade, seja na coleta de produtos ou na capacitação para a produção de enfeites.
Alcir de Oliveira, coordenador de extensão do campus Cubatão, explicou que o projeto vai beneficiar moradoras carentes de favelas e catadores de lixo reciclável. As moradoras serão cadastradas e qualificadas por artesãos da fábrica da comunidade – vinculada à Secretaria de Assistência Social – para aprender a confeccionar os enfeites. A matéria-prima será coletada pelas associações de catadores de materiais recicláveis que receberão uma determinada quantia pelo trabalho prestado.
Ana Júlia de Souza