Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Catalão realiza 1º Congresso de Educação do Sudoeste Goiano
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Sistema de Informações aponta a oferta de escolas regulares

  • Quarta-feira, 15 de julho de 2009, 17h45
  • Última atualização em Sexta-feira, 17 de julho de 2009, 16h13

O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) já tem a participação de 85% das instituições de todo o Brasil. O dado foi obtido com base nas informações do Censo Escolar 2008. Entretanto, as 400 escolas que correspondem aos 15% fora do sistema trazem preocupação.


A ausência dessas escolas e seus cursos técnicos pode indicar três situações, explica Andréa Andrade, diretora de regulação e supervisão da educação profissional e tecnológica do MEC. “São aquelas que ainda não fizeram o seu pré-cadastro no Sistec, ou estão com o pré-cadastro em análise pelos órgãos de estado, ou pré-cadastros não aprovados por se tratarem de escolas irregulares”, afirma Andréa. 


Os estados com menor percentual de participação das escolas são Rio de Janeiro (14% inseridas no sistema), Alagoas (20%), Amazonas (41%), Minas Gerais (48%), Pernambuco (50%) e Espírito Santo (51%).


O Sistec funciona da seguinte maneira: as escolas que têm ao menos um curso técnico de nível médio fazem a sua inscrição, que funciona como um pré-cadastro. Entretanto, a inscrição só é efetivada quando o órgão validador do estado ou do município — secretarias de estado ou conselhos estaduais de educação, dependendo da configuração estadual — comprovam, por documentação, a regularidade da escola. Assim, são os conselhos e secretarias estaduais ou demais órgãos responsáveis pela educação profissional nos estados que de fato tornam os cadastros das escolas válidos no Sistec.


“Fica o nosso apelo a esses estados que ainda não concluíram a fase inicial de recadastramento de suas escolas e cursos técnicos para que todas as escolas que oferecem ao menos um curso técnico se inscrevam”, diz Andréa Andrade.


O Sistec nasceu a partir de uma união de esforços entre estados, municípios e governo federal. “É um verdadeiro mapa de toda a oferta regulamentada de educação profissional”, completa a diretora. As escolas interessadas em realizar o pré-cadastro devem acessar o sítio do sistema.

Assessoria de imprensa da Setec


Consulte as escolas e cursos já validados e inseridos no Sistec.

X
Fim do conteúdo da página