Educação profissional
Todos os alunos da escola podem contribuir com sugestões de pauta ou com produção de textos e ilustrações. Mas os maiores colaboradores são os alunos das aulas de redação e bolsistas do projeto. Segundo o professor, as aulas de redação são transformadas em “reuniões de pauta”. Os alunos são preparados para entender o trabalho de preparação do texto jornalístico desde a concepção da pauta até a criação do leiaute, passando pela produção de fotos e gráficos. São discutidos ainda temas ligados à análise do discurso e a interação entre a imagem e o texto.
A inovação introduzida pelo jornal está na linguagem, na abordagem dos temas e no leiaute do jornal. Segundo Gonçalves, que é mestre em análise do discurso, a linguagem é formal e isenta para que o jornal tenha credibilidade. O Nós é distribuído a todos os alunos da escola e enviado para escolas de ensino fundamental e médio e em curso preparatório para o Cefet. O boletim impresso está em sua 14ª edição e deu origem a uma versão na internet. Além do jornal, o professor coordena o sítio e o twitter.
Muitos alunos dizem que tentarão faculdade de comunicação depois da experiência com as aulas voltadas para o texto jornalístico. Uma das primeiras bolsistas do programa, Bárbara Regina, conquistou uma vaga para o curso de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve projetos baseados em sua experiência com o Nós.
Ana Júlia Silva de Souza
Jornal estudantil é fonte de informação em centro de ensino
Todos os alunos da escola podem contribuir com sugestões de pauta ou com produção de textos e ilustrações. Mas os maiores colaboradores são os alunos das aulas de redação e bolsistas do projeto. Segundo o professor, as aulas de redação são transformadas em “reuniões de pauta”. Os alunos são preparados para entender o trabalho de preparação do texto jornalístico desde a concepção da pauta até a criação do leiaute, passando pela produção de fotos e gráficos. São discutidos ainda temas ligados à análise do discurso e a interação entre a imagem e o texto.
A inovação introduzida pelo jornal está na linguagem, na abordagem dos temas e no leiaute do jornal. Segundo Gonçalves, que é mestre em análise do discurso, a linguagem é formal e isenta para que o jornal tenha credibilidade. O Nós é distribuído a todos os alunos da escola e enviado para escolas de ensino fundamental e médio e em curso preparatório para o Cefet. O boletim impresso está em sua 14ª edição e deu origem a uma versão na internet. Além do jornal, o professor coordena o sítio e o twitter.
Muitos alunos dizem que tentarão faculdade de comunicação depois da experiência com as aulas voltadas para o texto jornalístico. Uma das primeiras bolsistas do programa, Bárbara Regina, conquistou uma vaga para o curso de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve projetos baseados em sua experiência com o Nós.
Ana Júlia Silva de Souza
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