Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola de Fábrica forma 108 jovens em Minas Gerais
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Escola de Fábrica forma 108 jovens em Minas Gerais

  • Sexta-feira, 01 de setembro de 2006, 13h14
  • Última atualização em Quarta-feira, 13 de junho de 2007, 04h23

O programa Escola de Fábrica, em parceria com a Fundação Educacional Mantenedora de Passos, no município de Passos, e com a Universidade de Alfenas, em Alfenas, ambas de Minas Gerais, forma nos próximos quatro dias, 108 jovens com idade entre 16 e 24 anos. O grupo de estudantes participou, entre março e agosto, de sete tipos de cursos profissionais.

Em Passos, a certificação será neste sábado, 2, às 20h, na Câmara Municipal. Um grupo de 13 alunas receberá diploma de auxiliar de costura e 17 rapazes, de marceneiro e serralheiro. Segundo Margarete Ferreira Marques, da equipe de coordenação do curso na Fundação Educacional Mantenedora de Passos, das 13 novas costureiras, cinco já estão trabalhando no pólo de confecção da cidade. As serralherias e marcenarias da cidade também já contrataram seis dos 17 jovens que estão terminando os cursos.

A escolha das áreas de costura, marcenaria e serralheria, explica Margarete, se deu em função destas atividades econômicas serem fortes na cidade e, portanto, com mercado de trabalho em expansão. O município de Passos tem cerca de 100 mil habitantes e situa-se na região sudoeste de Minas Gerais, próximo de Varginha.

Alfenas - A Universidade de Alfenas (Unifenas), parceira do programa Escola de Fábrica, certifica na próxima terça-feira, 5, 78 alunos que concluem cursos profissionais nas áreas de gestão, informática, processos industriais, atendimento comercial e agropecuária. Os alunos tiveram, de março a agosto, 600 horas de aula, sendo 60 horas de prática nas empresas que trabalharam com a universidade. A entrega dos diplomas será na biblioteca da Unifenas, às 15h.

O coordenador de extensão da Unifenas e responsável pela unidade formadora e gestão do Escola de Fábrica no município, Rogério Ramos do Prado, diz que os alunos tiveram acesso aos equipamentos da universidade e do Colégio Atenas, que pertence à instituição. Utilizaram os laboratórios de informática do colégio, a biblioteca da universidade e fizeram visitas a fazendas e a instalações das empresas dos seus ramos de estudo. As aulas foram ministradas por mestres e doutores da Unifenas. Alfenas tem 75 mil habitantes e sua economia é baseada na agricultura, indústria e comércio.

O programa Escola de Fábrica é executado pelo MEC em parceria com a iniciativa privada e instituições sem fins lucrativos. Dirige-se a jovens de 16 a 24 anos que desejam iniciar-se em uma profissão e que estão na educação fundamental, média ou de jovens e adultos.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página