Setec implantará sistema de informações na Rede Federal de Educação Profissional
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) pretende implantar ainda em 2005 o Sistema de Informações Gerenciais Acadêmicas (Siga) em todas as unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como nas unidades administrativas da própria Secretaria. A idéia é que o sistema possa servir como um grande banco de dados e seja utilizado para controle do número de alunos, evasão escolar, matrículas, estágios etc., fornecendo indicadores permanentes sobre a realidade da educação profissional e tecnológica no âmbito do Ministério da Educação.
A expectativa, assim, é de que o sistema possa prover com informações gerenciais e acadêmicas os gestores, diretores de instituições federais de ensino profissional e tecnológico e demais instituições ligadas à Setec, servindo para diagnóstico, avaliação e planejamento de suas ações. Atualmente, algumas instituições da rede têm seus sistemas particulares, mas não existe um banco de dados universal e integrado.
Para dar início à ação de implantação do sistema, um grupo de trabalho organizado pela Setec, com representantes dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e escolas agrotécnicas federais (EAFs) e do ministério está avaliando, nesta semana, os produtos e as experiências no campo da gestão de informações acadêmicas de algumas empresas e instituições, que já desenvolveram ou mantêm sistemas gerenciais semelhantes. Essas apresentações acontecem hoje e amanhã no auditório central do edifício-sede do MEC, em Brasília.
Após as apresentações, o grupo de trabalho fará reunião na quarta-feira, para decidir o desenvolvimento, a compra ou a adequação de uma solução que atenda às necessidades das instituições da rede federal e da própria Setec. A coordenação-geral do grupo está a cargo do coordenador- geral de Orçamento, Planejamento e Gestão da Setec, Jocelino Francisco de Menezes.
Além do Siga, a Setec já está em estágio avançado de implantação do Sistema SIG, que prevê o controle e o gerenciamento de informações orçamentárias e financeiras das instituições da rede federal e da secretaria. O sistema está em fase de testes e seu lançamento oficial deverá ocorrer em breve.
Leandro Marshall