Cefet-PR apóia portadores de deficiência visual
A Divisão de Serviços Tecnológicos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) está desenvolvendo um trabalho para melhorar as condições de vida dos portadores de deficiência visual. O trabalho consiste em confeccionar, trocar e doar bengalas, além de fazer manutenção de impressoras e máquinas braille. As bengalas são feitas de alumínio, em vários tamanhos, e vendidas a R$ 5,00 cada ou doadas quando a pessoa não tem condições financeiras. "Estamos confeccionando um protótipo para melhorar o processo de confecção de bengalas", diz Evaldo César da Costa, chefe da divisão de serviços tecnológicos do Cefet-PR. Segundo ele, o trabalho do centro - vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC - para beneficiar portadores de necessidades especiais começou em 1985.
"O Cefet, apesar de instituição de ensino, deve proporcionar bem-estar moral e social aos portadores de deficiência, para melhorar a qualidade de vida dessa comunidade", observa Evaldo. Ele e outros técnicos do Cefet-PR têm participado de reuniões com a prefeitura de Curitiba para em parcerias aumentar o número de projetos destinados aos deficientes. O Cefet faz manutenção em soroban, aparelho utilizado para facilitar a compreensão dos cegos, e pretende digitalizar livros em braille para doações a instituições e para portadores de deficiência visual. Até hoje, já produziu 16 mil equipamentos para a locomoção e fez 22 mil manutenções.
O centro ainda tem um hotel tecnológico, para despertar nos alunos o espírito empresarial e torná-los aptos a entrar no mercado de trabalho. O hotel pré-incuba empresas. Os alunos participam da atividade por meio de edital e concorrem a vagas conforme as áreas escolhidas e planos de negócios. Após aprovação da banca examinadora, os aprovados têm espaço determinado em regulamento, além de mobiliário e equipamentos à disposição para executarem seus projetos, durante dois anos.
Tec Nep - Os Centos Federais de Educação Tecnológica (Cefets), dentre eles o Cefet-PR, está montando em suas estruturas o Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (Tec Nep), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e à Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) O Tec Nep visa a inserção das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Ifet) no atendimento às pessoas com necessidades educativas especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, em parceria com os sistemas estaduais e municipais, bem como o segmento comunitário.
Susan Faria