Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inclusão: escolas expõem métodos
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Novo diretor do Cefet-ES toma posse

  • Quarta-feira, 30 de março de 2005, 08h24
  • Última atualização em Segunda-feira, 28 de maio de 2007, 08h07

Tomou posse nessa terça-feira, 29, o novo diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES). Antes de ser empossado para o segundo mandato, Jadir José Pela anunciou que, no final do ano, a unidade Cachoeiro do Itapemirim do Cefet passará a oferecer o curso técnico de rochas ornamentais.

Pretende-se também inaugurar uma nova unidade em São Mateus para oferecer cursos técnicos na área de petróleo e gás. "O Espírito Santo está passando por um momento de grande impulso em seu desenvolvimento econômico graças à expansão da produção de petróleo e gás e do setor de mármore e granito. Nessa nova gestão, nosso propósito é oferecer educação profissional de qualidade nessas duas áreas", disse o diretor do Cefet-ES.

Nesse novo mandato, outra prioridade de Jadir José Pela será estreitar parcerias com prefeituras para que nos municípios de São Mateus, João Neiva, Aracruz e Linhares sejam oferecidos cursos técnicos. Segundo ele, há uma grande demanda por profissionais qualificados. Serão estabelecidos também contatos com a Petrobrás. Por enquanto, o Cefet-ES oferece apenas cursos técnicos para que os alunos dominem etapas da cadeia de produção de petróleo e gás. Em breve, devem ser oferecidos cursos superiores de tecnologia no ramo.

Outra novidade é que o Cefet-ES terá ainda neste ano a sua primeira licenciatura, a de química. Além disso, até o final do ano será proposto o primeiro curso de engenharia de metalurgia e materiais. "Não queremos fazer sombra à universidade, ou seja, oferecer os mesmos cursos que ela. Vamos atuar onde há demanda real", disse Jadir.

Segundo Pela, o Cefet-ES se caracteriza por oferecer educação profissional em todas as suas vertentes, desde a formação básica, para jovens trabalhadores, até o doutorado. Tem sua sede em Vitória e possui unidades em Colatina, Serra e Cachoeiro e planos para criar uma quarta, em São Mateus. De acordo com relatório feito para controle da atividade acadêmica, tem 10.900 alunos matriculados, somando-se as matrículas nos ensinos médio, técnico e tecnológico.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página