Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Evento fortalece debate sobre autonomia
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Escola de Fábrica terá aula inaugural em Porto Alegre

  • Sexta-feira, 23 de setembro de 2005, 13h25
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 13h23

Foto: Tereza SobreiraO programa Escola de Fábrica terá a quinta aula inaugural na segunda-feira, dia 26, em Porto Alegre. Com o programa, o Ministério da Educação pretende ampliar as possibilidades de formação profissional básica para favorecer o ingresso de estudantes de baixa renda no mercado de trabalho. A solenidade será aberta pelo secretário-executivo do MEC, Jairo Jorge, às 15h, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho.

Este ano, 1,5 mil projetos foram inscritos na Escola de Fábrica. Destes, 558 foram aprovados e estão sendo ministrados, desde o dia 12 último, em 250 municípios. Cerca de 11,5 mil alunos serão beneficiados nos próximos seis meses. O programa oferece cem modalidades de cursos profissionais em 20 áreas reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Dentre elas, agropecuária, artes, comércio, comunicação, construção civil, design, geometria, gestão, imagem pessoal, indústria, informática e lazer.

“Confiamos que a parceria entre o MEC e as empresas gere um processo de criação e oferta de trabalho onde os cursos serão oferecidos”, disse a diretora nacional do programa, Jane Bauer.

No Rio Grande do Sul, serão abertos 164 cursos de iniciação profissional, os quais beneficiarão 2.550 alunos em 50 municípios. Serão oferecidos cursos de serviços turísticos e de construção civil, jardinagem e paisagismo, carpintaria e obras, restauração de livros, artesanato, trabalhos náuticos, massoterapia, recreação infantil, suinocultura, nutrição hospitalar, fruticultura e reflorestamento e produção vegetal, dentre outros.

Inscrições — A partir desta sexta-feira, dia 23, o MEC abre inscrições para projetos da Escola de Fábrica. Na página eletrônica da Setec, as entidades devem baixar (fazer o download) o arquivo com instruções para a inscrição e envio das propostas pedagógicas. Podem participar prefeituras, organizações não-governamentais, secretarias de educação, fundações, escolas, cooperativas e instituições sem fins lucrativos. O número de projetos e alunos a serem selecionados ainda será definido.

Mais informações pelos telefones (61) 2104-8122 e 2104-8061.

Repórter: Marco Aurélio Fraga

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página